PONTA PORÃ

Único no Brasil: todas as UBS do DF oferecem testes de Covid-19 para a população

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quando portal DF Informa foi o primeiro a afirmar que a gestão da saúde do Distrito Federal estava no topo do ranking de ações durante a pandemia, alguns internautas contestaram, mas os resultados são evidenciados na prática.

A partir desta segunda-feira (17), todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal passam novamente a ofertar à população o teste rápido para diagnóstico da Covid-19. As UBSs foram abastecidas com 50 mil testes, que serão aplicados em pessoas que apresentam sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Além desse tipo, as unidades também possuem o teste RT-PCR (swab nasal).

UBS de Samambaia recebeu materiais de proteção e ação do Sanear-DF

O DISTRITO FEDERAL ATRAVESSA O PLATÔ DA PANDEMIA. NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE, JÁ FORAM FEITOS CERCA DE 500 MIL TESTES AO LONGO DOS ÚLTIMOS MESES OFERTADOS EM VÁRIAS MODALIDADES DE TESTAGEM.

A Secretaria de Saúde frisa que a testagem é para pessoas que apresentam sintomas da Covid-19. O cidadão que apresenta sintomas será atendido, avaliado e poderá fazer o teste se for recomendado pelo profissional de saúde.

Ibaneis Rocha manda acelerar obras da saúde. O GDF investirá R$ 538,5 milhões em obras por todo DF. Investimento é o maior dos últimos quatro governos

Conheça os testes que a Atenção Primária disponibiliza

Leia Também:  SP: imunização de educadores e pessoas em situação de rua é antecipada

RT-PCR (swab) – É considerado pelos especialistas a técnica “padrão ouro” no diagnóstico da Covid-19. Ele é recomendado no início da infecção, em pacientes que apresentam sintomas a partir do terceiro dia até o sétimo. É nesse período em que há maior quantidade do novo coronavírus no organismo humano. O material genético para o exame é retirado da mucosa do fundo do nariz com um cotonete. Esse exame fica pronto em até 48 horas e a equipe da unidade entra em contato com o paciente para informar o resultado.

Rápido – É feito com a coleta de uma gota de sangue, que reage em soro e identifica a produção dos anticorpos IgM e IgG que o organismo humano produz para enfrentar o vírus. O exame é indicado a partir do oitavo dia dos sintomas, período em que a detecção ocorre com mais precisão. O resultado desse exame sai em até 30 minutos.

Pacientes assintomáticos – Quando algum membro da família testa positivo para a Covid-19 todos do grupo familiar são orientados a ficar em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas. Se houver piora, é necessário procurar novamente o serviço de saúde, caso contrário, respeitar o isolamento em casa e, somente depois desse período, voltar às atividades.

Leia Também:  Governo de São Paulo adianta vacinação contra a covid-19

 

 

 

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS