A organização religiosa Igreja de Satã aprovou o tênis com sangue humano concebido e produzido pelo rapper Lil Nas X em parceria com o coletivo de arte norte-americano MSCHF. O músico e seus parceiros no empreendimento estão vendendo cada um dos 666 pares produzidos do calçado por US$ 1,018, o equivalente a cerca de 5,88 mil reais.
Junto com tênis, Lil Nas X também lançou um clipe com temáticas satânicas para a canção ‘Montero (Call Me By Your Name)’ – assista no fim do texto. O apoio da Igreja de Satã ao tênis e ao clipe do músico vieram à público por meio de um depoimento do líder da organização, David Harris, ao site norte-americano TMZ.

A publicação relata que David Harris enviou seu apoio ao músico de 21 anos por ele ter incorporado em suas obras “a essência do satanismo”. O líder religioso exaltou “o posicionamento de Lil Nas X “em oposição ao mercado religioso com seus tênis”.
Depois, pelo Twitter, os assessores da Igreja de Satã elogiaram o clipe de Lil Nas X em uma mensagem pública direcionada ao músico: “O vídeo e um trabalho poderoso e visceral que celebra a liberdade, a individualidade e a natureza carnal do homem. Você merece todos os elogios que tem recebido. Parabéns!”.
Em seguida, o Twitter da Igreja de Satã fez uma provocação, pedindo que seus seguidores escolhessem entre o tênis satânico de Lil Nas X e um tênis customizado inspirado em Jesus Cristo. Eles pediram: “Retuítem pelo tênis de Satã/ Curtam pelo tênis de Jesus”.
Os tênis produzidos por Lil Nas X em parceria com o MSCHF são versões customizadas do modelo Nike Air Max 97, da marca Nike. Além do sangue humano, a peça ainda tem um pentagrama e a citação de um verso bíblico sobre a queda de Lúcifer para o inferno.
A Nike divulgou um comunicado se distanciando do produto e abriu um processo contra o rapper e seus parceiros. O texto da empresa diz: “Nós não temos nenhuma relação com o Lil Nas X ou com o MSCHF. A Nike não criou nem lançou esses tênis e não tem nenhuma intenção de divulgá-los”.
Assista a seguir ao clipe de ‘Montero (Call Me By Your Name)’: