Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta quinta-feira (27/5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Mato Grosso do Sul registrou taxa de desocupação de 10,3%, a quinta menor taxa do país, e representa um aumento de pouco mais de 2% comparado ao ano passado.
douradosnews.com.br
A pesquisa traz informações sobre o mercado de trabalho e características da população.
Os números são do primeiro trimestre do ano, onde o MS registrou 2,23 milhões de pessoas em idade de trabalhar. Destes, 1,40 milhão de pessoas estava na força do trabalho, onde 1,29 mil estavam ocupadas e 107 mil desocupadas, o que representa um aumento na taxa de desocupação de 2,7% comparado ao mesmo período em 2020.
Outro dado levantado é da população fora da força de trabalho, que se manteve estável comparado ao primeiro trimestre do ano passado, com 865 mil pessoas.
Em relação aos demais estado do Brasil, o MS registrou a 5ª menor taxa de desocupação, com 10,3%, ficando acima dos estados de Mato Grosso (9,9%), Paraná (9,3%), Rio Grande do Sul (9,2%) e Santa Catarina (6,2%).