

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, indeferiu mais 80 pedidos de anistia, benefício pago a pessoas que supostamente teriam sofrido perseguição política no Brasil. Entre as solicitações recusadas está a de Elmar Soares de Oliveira, que morreu em 2006. Ele protagonizou o 1° sequestro de avião comercial no Brasil.
O fato aconteceu em 1969, quando Elmar e outros militantes do MR-8, um grupo de luta armada que atuava contra a o regime militar, tomaram um avião Caravelle na rota do Rio de Janeiro para Manaus e desviaram para Cuba, onde aterrissaram.
Em reportagem da época do jornal Correio da Manhã, Elmar foi descrito como alagoano de Maceió, capital do estado, e estudante de Odontologia. A publicação ainda chamou o militante de “um tipo frio, insensível, comunista da linha chinesa”.
– Elmar Soares de Oliveira possui diversos projetores e filmadoras e é muito ligado a pessoas que se interessam por cinema. Mas por trás do cinematografista esconde-se um tipo frio, insensível, comunista da linha chinesa. Em sua residência foi encontrado material explosivo e outros pertences para fabricação de bombas – diz a reportagem.
Em 2011, Elmar chegou a ser homenageado por uma moção de aplausos proposta pelo então deputado estadual do Rio, Marcelo Freixo, (na época no PSOL, hoje no PSB) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.