PONTA PORÃ

9 de agosto: Dia Nacional da Equoterapia

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Campo Grande (MS) – A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.  A prática equoterapia é desenvolvida por uma equipe interdisciplinar, que deve ter o conhecimento da patologia do paciente, de técnicas de equitação e dos efeitos da estimulação, inerentes à equitação sobre paciente. Contribui para o desenvolvimento do equilíbrio, aperfeiçoamento da coordenação motora global e fina, conscientização do próprio corpo, comunicação, sociabilização, confiança em si mesmo e autoestima.

A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos:

  • Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas;
  • Seqüelas de traumas e cirurgias;
  • Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
  • Distúrbios de aprendizagem e linguagem;

A equoterapia pode ser desenvolvida na linha da hipoterapia, destinada a pessoas com comprometimento físico ou mental. As vantagens são inúmeras como fortalecimento do equilíbrio e da musculatura, da concentração, socialização e melhora da autoestima e confiança.

Geralmente o atendimento é individualizado, pois respeita os limites e necessidades individuais, contudo, quando o objetivo é educacional ou esportivo, os atendimentos podem ser realizados em grupo, obedecendo sempre, alcançar os objetivos definidos pelo estudo de caso, realizado a cada semestre.

Aos interessados em conhecer o Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, podem entrar em contato por meio do email: [email protected] , ou do telefone 3326-0253. O endereço da unidade é Rua Lima Félix, 174 – Parque dos Poderes.

AsseCom/PMMS

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social da PMMS

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS