Levantamento indica, ainda, o perfil das pessoas que exercem o teletrabalho
Gabriel Maymone Midiamax
Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que Mato Grosso do Sul tinha 7,22% dos trabalhadores estavam em home office no mês de novembro de 2020.
O relatório mostrou que o Estado era o 4º com menor número de pessoas atuando no formato de teletrabalho, atrás apenas de Mato Grosso (6,06%), Pará (6,85%) e Amazonas (7,09%).
Conforme o boletim, o total de pessoas que não estavam cumprindo trabalho presencial por conta da pandemia da covid correspondia apenas a 0,7% da massa de rendimentos totais recebidos por trabalhadores no país.
Os dados gerais mostram que o setor que mais colocou empregados em home office foi o de serviços, que corresponde a 43,6% do total. Na sequência aparece o setor público com 38,9% e setor industrial, com 7,1%. Completam a lista: comércio (5%) e agricultura (0,6%).
Ao final, o estudo ainda aponta que o perfil da pessoa em teletrabalho continua predominantemente composto por pessoas ocupadas no setor formal, com escolaridade de nível superior completo, do sexo feminino, de cor/raça branca e com idade entre 30 e 39 anos.