Neste sábado (16), as equipes da Defesa Civil seguem percorrendo as regiões de Dourados consideradas as mais afetadas pelo temporal que passou pela cidade na tarde de sexta-feira (15).
O órgão conta com apoio Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e do 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar).
De acordo com informações do coordenador da Defesa Civil, Jamil da Costa, nenhum morador chegou a ficar desabrigado, mas cerca de 30 famílias tiveram que ser atendidas com doação de lonas após terem as casas destelhadas por força da ventania.
Os kits emergenciais com as lonas e outros utensílios foram entregues nas regiões dos bairros Santa Felicidade, Santa Fé, Ouro Fino, Comunidade Vitória e nas aldeias Jaguapiru e Bororó.
Um balanço preliminar divulgado ontem (15) pela Defesa Civil e Semsur aponta para aproximadamente 150 quedas de árvores, impedindo a passagem de veículos em diversas vias. Os trabalhos de retirada de troncos e galhos continuam neste sábado (16).
Além disso, a ventania causou a interrupção e instabilidade na distribuição de energia elétrica na região central e nos bairros.
Diante dos estragos, o prefeito Alan Guedes (PP) optou por decretar situação de emergência no município.
O temporal, acompanhado com ventos que chegaram a pelo menos 41km/h, de acordo com informações do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste.
A Prefeitura também criou um gabinete de crise, envolvendo todas as secretarias para prestar os socorros imediatos a população, principalmente para as famílias que tiveram as casas destelhadas.
Serviço
Aqueles que necessitam de atendimentos de urgência devem ligar no 153 (Guarda Municipal de Dourados) ou 199 (Defesa Civil).