PONTA PORÃ

Câmara Municipal está engajada no trabalho de combate à dengue em Ponta Porã

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

 

Os 17 vereadores de Ponta Porã manifestaram apoio ao trabalho desenvolvido
pela secretaria Municipal de Saúde na prevenção e combate à dengue. Os parlamentares se somam a diversos grupos da sociedade local para divulgar as ações necessárias para a prevenção à doença que já promoveu 11 internações hospitalares neste ano.

O posicionamento dos vereadores se deu após pronunciamento do Secretário
Municipal de Saúde, Patrick Derzi, que utilizou o quadro da Tribuna Livre na sessão
ordinária de 12 de abril.

O secretário apre sentou números referentes à dengue. Segundo ele, no ano
passado foram feitas 639 notificações, com 176 casos positivos. Foram necessárias 37 internações hospitalares de pessoas contaminadas. Neste ano, já são 83 notificações e 15 casos positivos. Em treze semanadas a Secretaria Municipal de Saúde registrou 11 internações hospitalares.

Patrick informou que o trabalho de prevenção e combate está sendo feito em
conjunto com as autoridades e sociedade de Pedro Juan Caballero. O trabalho conjunto é coordenado pelo Comitê Internacional de Combate à Dengue. A fronteira possui uma população de cerca de 200 mil habitantes.

Leia Também:  Ministério inclui covid-19 em lista de notificação compulsória

“Nesta época de chuva e calor, a situação fica crítica pois é momento de proliferação do mosquito transmissor da doença. Temos uma infestação na ordem 3,1% na cidade. O tolerável pela Organização Mundial de Saúde é 1%. Por tanto, vamos impulsionar as ações. Mas o poder público precisa da ajuda da comunidade. Cada cidadão pode, uma vez por semana, em dez minutinhos, olhar o quintal, o telhado, as calhas da casa, para retirar o acúmulo de água que serve de criadouro para o mosquito. Só vamos vencer o problema se tivermos todos unidos”, declarou o Secretário Municipal de Saúde.

Durante a sessão os parlamentares votaram requerimentos verbais e apresentaram mais de 39 indicações que são solicitações para órgãos públicos municipais e estaduais visando assegurar melhorias por meio de obras e serviços para os moradores dos bairros e comunidades rurais.

 

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS