PONTA PORÃ

Na Praça dos Três Poderes, grafiteiros pintam painéis sobre liberdade

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Praça dos Três Poderes, em Brasília, está ocupada hoje (17) por grafiteiros de todo o país, que ao longo do dia produzirão 11 painéis inspirados em diferentes facetas do tema liberdade.

A ação faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e integra o Projeto Liberdades, uma parceria entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Justiça e Cidadania (IJC).

As artes produzidas nesta terça-feira devem ilustrar uma cartilha voltada ao público jovem com explicações dos ministros do STF sobre diferentes tipos de liberdades civis: do trabalhador, sindical e associativa; de ir e vir, de reunião, de imprensa, de expressão, sexual, de voto, eleitora, empresarial, religiosa e econômica. 

Cada ministro produziu um artigo sobre os temas. Um livro com a íntegra dos artigos também deverá ser lançado em agosto, informou o Supremo. “O projeto integra o Programa de Combate à Desinformação do Supremo, criado para desmentir notícias falsas e difundir informações corretas sobre o STF”, informou a Corte, em nota.

Os grafiteiros participantes foram selecionados por Rafael Araújo dos Santos Barbosa, conhecido como Fael Tujaviu e fundador a Escola Carioca de Grafitti e do Museu do Grafitti do Rio de Janeiro.

Leia Também:  Motoristas e cobradores aprovam greve de ônibus em São Paulo

Além dele, participam do projeto os artistas Jaime dos Santos – Jaime, Alexsandra de Assis Santana Ribeiro – Dinha, Sarah Regina Ferreira de Oliveira – Chermie, Juliana de Santana – Juliana Fervo, Priscila Renata Jacome da Silva – Roxo, Pandro Souza da Silva Fernandes – Nobã, Pedro Henrique Ferreira Franco – Pedro Raz, Eduardo Fernandes de Castro – Aiog, André Machado da Silva – Bart e Naiana Mendes – Nati.

A artista de Brasília Veronica Pires, que compõe o coletivo Risofloras, vai ilustrar uma tela sobre combate às fake news e ao discurso de ódio.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS