PONTA PORÃ

Vereadores aprovam LDO e projetos de grande impacto na vida da população Pontaporanense

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

 

 

Os vereadores de Ponta Porã, promoveram na manhã de terça-feira, 12 de julho, três sessões em que foram aprovados diversos projetos de lei contendo matéria de grande interesse público e que vão provocar repercussões positivas no seio da sociedade pontaporanense.

Na primeira sessão da manhã, a 22ª ordinária do período, os parlamentares apreciaram e votaram projeto de lei que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2023. A LDO e oito emendas aditivas, apresentadas pelos vereadores, foram aprovadas por unanimidade.

Em seguida, o Presidente da Casa de Leis, Vanderlei Avelino, coordenou os trabalhos em duas sessões extraordinárias, realizadas sem remuneração especial aos vereadores. Nelas, foram apreciados e votados projetos de lei de grande interesse público.

 

Na primeira sessão extraordinária eles aprovaram por unanimidade os seguintes projetos: Projeto de Lei nº 27/2022/CM, que Dispõe sobre a Criação do Centro Cultural Dona Iracema e dá outras providências; Projeto de Lei nº 33/2022/CM, que “Altera a redação da Lei n. 3.978, de 23 de outubro de 2013, que dispõe sobre a Instituição do Conselho Municipal de Segurança Pública do Município de Ponta Porã – CMSP – e dá outras providências; Projeto de Lei nº 37/2022/CM, que “Institui a definição de conduta de maus-tratos praticada contra a fauna doméstica e estabelece multa e sanção administrativa a quem os praticar, seja pessoa física ou pessoa jurídica no âmbito do Município de Ponta Porã e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 38/2022/CM – Autoriza o Poder Executivo a adquirir por meio de permuta, com torna em pecúnia, o imóvel que menciona e, dá outras providências; Emenda Aditiva Nº 30/2022/CM ao PLC Nº 10/2022/CM. Autoria: Vereadora Angela Derzi. Projeto de Lei Complementar nº 10/2022/CM, que “Cria e altera dispositivos da Lei Complementar n. 209, de 7 de julho de 2021 (institui o Código de Posturas) e cria, altera e revoga dispositivos das Leis Complementares n. 208, de 7 de julho de 2021 (institui a Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano) e n. 210, de 7 de julho de 2021 (estabelece Normas para o Parcelamento do Solo Urbano).

Leia Também:  Capitão Contar oficializa candidatura ao Governo do Estado

Projeto de Lei Complementar nº 11/2022/CM, que “Dispõe sobre a anistia de edificações clandestinas ou irregulares no Município de Ponta Porã e dá outras providências; Projeto de Lei Complementar nº 12/2022/CM, que “Institui o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal – REFIS/2.022 e estabelece normas de parcelamento administrativo de créditos de qualquer natureza do município de Ponta Porã, MS, e dá outras providências; Projeto de Lei Complementar nº 13/2022/CM – Altera a Lei Complementar nº 72, de 17 de dezembro de 2010. Que instituiu o Código Tributário Municipal, e revoga as Leis Municipais nº 4.330/2018 e nº 4.338/2018.

Na segunda sessão extraordinária, os parlamentares apreciaram e deliberaram sobre os seguintes projetos: Projeto de Lei Nº 13/2022/CM que “Institui no município de Ponta Porã a ‘Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)’ e dá outras providências”. Autoria: Vereadores Marquinhos Bello Benites (1º signatário) e Agnaldo  Miudinho; Projeto de Lei Nº 26/2022/CM – “Institui o Dia Municipal em Memória às Vítimas da COVID-19 no Município de Ponta Porã-MS e dá outras providências”.

Autoria: Vereador Marcos Bello Benites;  Projeto de Lei Nº 28/2022/CM – “Institui no Município de Ponta Porã, o Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards (T18)”. Autoria: Vereador Marcos Bello Benites;  Projeto de Lei Nº 30/2022/CM – “Reconhece no Município de Ponta Porã o dia 9 de julho como o dia dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores – CACs, e dá outras

Leia Também:  Holiday aciona o TSE e pede que candidatura de Lula seja negada

providências.” Autoria: Vereador Thiago Vedana; 2  Projeto de Lei Nº 34/2022/CM – “Dispõe sobre o atendimento preferencial para pessoas acometidas pela Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA e Esclerose Múltipla, no Município de Ponta Porã-MS e dá outras providências”. Autoria: Vereador Marquinhos Benites.

Continua depois da publicidade

Projeto de Lei Nº 39/2022/CM – “Institui o ‘Dia Municipal do Terço dos Homens’ no Município de Ponta Porã e dá outras providências.” Autoria: Vereador Thiago Vedana;  Projeto de Lei Nº 40/2022/CM – “Atribui denominação ao Corredor Público situado aos fundos da rua Deputado Aral Moreira, no Município de Ponta Porã.” Autoria: Vereador Neli Abdulahad;  Projeto de Resolução Nº 02/2022/CM – “Altera a Resolução nº 01, de 15 de dezembro de 2012, que estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal de Ponta Porã-MS.” Autoria: Mesa Diretora.

Todas as matérias das sessões extraordinárias foram apreciadas em única discussão e votação, sendo aprovadas por unanimidade.

Após as votações, o Presidente Vanderlei Avelino, encerrou os trabalhos e também as atividades parlamentares em Plenário no primeiro semestre do ano.

O retorno dos vereadores ao Plenário deverá ocorrer no mês de agosto. A partir da próxima semana, o Poder Legislativo Municipal estará em recesso parlamentar.

Porém, os servidores, assessores parlamentares e os vereadores, continuarão atendendo suas atividades legislativas normais, pois só não haverá sessão ordinária neste restante de mês de julho.

 

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS