PONTA PORÃ

Repatriados embarcam nesta quarta-feira para abrigo em São Paulo

COMPARTILHE

© Rafa Neddermeyer/Agência

Um grupo de 26 repatriados da Faixa de Gaza irão nesta quarta-feira (15) para São Paulo. Eles irão embarcar às 10h em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), da Base Aérea de Brasília, com destino à Base Aérea de Guarulhos. Já dois repatriados irão para Florianópolis, em voo comercial.  

Abrigo 

No total, 14 pessoas serão levadas para um abrigo, providenciado pelo governo federal, no interior do estado de São Paulo. A localização exata não foi revelada por questões de segurança. O restante irá para casas de parentes. O abrigo fica perto da área urbana.

No abrigo, especializado em receber refugiados, as cinco famílias ficarão em unidades individuais com quartos e banheiros, refeitório para alimentação e espaço para convivência. Elas poderão permanecer no local por tempo indeterminado. Esses repatriados solicitaram a ida ao abrigo por não terem onde se instalar no país. 

Inicialmente, o número informado era de 12 pessoas para o abrigo, porém, segundo as autoridades, dois repatriados decidiram ir para a unidade em vez de casas de amigos e parentes.

Leia Também:  Categorias confirmam greve unificada contra privatizações em SP

O secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho Neto, informou que nenhum repatriado apresentou pedido de refúgio até o momento. 

Equipes do Ministério da Justiça atenderam os repatriados, na Base Aérea de Brasília, e orientando sobre a regularização migratória para que possam a ter acesso a documentos, como RG, CPF, segunda via de certidão de nascimento, autorização de residência e de trabalho e visto de permanência temporário.  “O governo dará assistência pelo tempo que for necessário”, disse o secretário aos jornalistas. 

Fonte: EBC GERAL

COMPARTILHE

RELACIONADAS