O Google confirmou ontem (28) que vai expandir a oferta do recurso “Visão geral criada por IA”, levando os resumos de resultados de pesquisas gerados por inteligência artificial para mais de 100 países. A ferramenta foi lançada em maio, chegando primeiro aos Estados Unidos, e atualmente é considerada um sucesso pela empresa.
De acordo com a diretora sênior de gerenciamento de produtos de pesquisa da marca, Hema Budaraju, o AI Overview funciona como um ponto de partida para investigações mais aprofundadas. A tecnologia ajuda a entender temas mais complexos de forma rápida e resumida, dando ao internauta uma visão sobre o assunto.
Leia também: AI Overview: Google lança assistente de buscas com IA no BrasilOs resumos de pesquisas feitos por IA estão disponíveis no desktop e nos dispositivos móveis. (Imagem: Google/Divulgação)Fonte: Google/Divulgação
Devido a essa característica, a IA nem sempre é acionada nas pesquisas feitas no buscador, nos mercados onde ela já foi lançada. Nas buscas mais diretas, em que a página de resultados tradicional traz respostas satisfatórias, a tecnologia não aparece.
Ainda conforme a executiva, a gigante de Mountain View se concentrou na qualidade e na segurança, principalmente em tópicos como informações de saúde. “Para nós, qualidade e responsabilidade são muito importantes para o sistema. E parte disso é aprendizado — aprendizado muito ativo por meio de nossos usuários e aprendizado muito ativo por meio de nosso sistema”, disse ela ao Mashable.
Sucesso entre os mais jovensA Visão geral criada por IA que aparece nos resultados de pesquisa do Google tem sido considerada útil e é bastante acionada principalmente pelos usuários entre 18 e 24 anos, segundo a gigante da tecnologia. Além disso, as pessoas estariam passando mais tempo nos sites visitados após clicar nas fontes mostradas pelo assistente virtual.
No momento, o AI Overview está disponível em inglês, hindi, indonésio, espanhol e japonês. A ferramenta também pode ser usada em português, tendo estreado no Brasil em agosto, aparecendo acima dos resultados da busca, quando disponível.
Saiba mais: Google vai começar a mostrar anúncios em resumo de buscas feito por IACom a ampliação anunciada agora, os resumos de resultados de pesquisas estarão disponíveis em todos os idiomas com os quais o buscador é compatível, futuramente, independente do local em que forem acessados.