A explosão de um power bank durante um voo da Hong Kong Airlines forçou o avião a fazer um pouso de emergência minutos após a decolagem, na China, na última quinta-feira (20). O incidente gerou um princípio de incêndio no interior da aeronave, que acabou contido pelos passageiros.
Como mostram as imagens compartilhadas nas redes sociais, tripulantes e viajantes usaram garrafas de água mineral para apagar as chamas que se formaram no compartimento de bagagem de mão do avião. A ação evitou que o fogo se espalhasse, mas não impediu estragos nessa parte que fica acima das poltronas.
Leia também: Problema em carregador portátil assusta passageiros e atrasa voo na ÍndiaEmbora a companhia aérea não tenha confirmado as causas do incêndio na cabine da aeronave, a imprensa chinesa informou, com base nos relatos dos passageiros, que o fogo começou após um power bank esquentar e explodir. O dispositivo é usado para carregar celulares, tablets e outros portáteis sem a necessidade de plugá-los à tomada.
Apesar do susto, nenhuma das quase 170 pessoas a bordo do avião ficou ferida. O voo HX115 decolou de Hangzhou, na China, com destino a Hong Kong, e fez o pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Fuzhou Changle, na província de Fujian, no território chinês.
Pode levar power bank no avião?O power bank é um acessório bastante útil para quem tem celular. (Imagem: Getty Images)De modo geral, as companhias aéreas permitem transportar power bank no avião, desde que o carregador portátil seja levado na cabine e não na bagagem despachada. Isso facilita uma intervenção rápida em caso de explosão, como aconteceu no Airbus SE A320 da Hong Kong Airlines, evitando problemas maiores.
Além disso, as baterias de íon lítio transportadas na cabine precisam ter no máximo 100 Wh de potência e até 2 g de lítio, de acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No caso das baterias de 100 Wh a 160 Wh e até 8 g de lítio, é necessário obter autorização da companhia aérea para o embarque.
Saiba mais: Galaxy Note 7 e mais: confira eletrônicos proibidos que você não pode levar no aviãoJá os modelos de power bank com mais de 160 Wh de potência não podem ser transportados em aviões. Vale ressaltar que a regra se aplica apenas às baterias de forma isolada, não incluindo aquelas embaladas ou instaladas em celulares, notebooks e outros dispositivos.
Para baterias secas, pilhas alcalinas e de níquel-cádmio, baterias de células de gel e de níquel-hidreto metálico, entre outros tipos, não há o mesmo tipo de restrição. No entanto, elas devem ser transportadas em embalagens adequadas e mantidas distantes de fontes de calor.
Companhia aérea proíbe power bank após incêndioCarregadores portáteis só podem ser levados na bagagem de mão do avião. (Imagem: Getty Images)Este ano, foram registrados outros incêndios causados por power banks em aviões, um deles levando à proibição do transporte desse tipo de equipamento. O caso aconteceu em uma aeronave da Air Busan, no final de janeiro, na Coreia do Sul.
A investigação preliminar, divulgada no início de março, sugere que as chamas começaram devido à explosão de um carregador portátil para celular armazenado no compartimento de bagagem de mão. O fogo se espalhou rapidamente e destruiu a aeronave que estava na pista do Aeroporto Internacional de Gimhae.
Confira: Cachorro destrói power bank e incendeia casa; veja o vídeoTodos os passageiros foram retirados do avião antes que as chamas se espalhassem, mas três deles ficaram feridos. O incidente levou a empresa a proibir o transporte de power banks na bagagem de bordo, devido ao número crescente de explosões envolvendo o dispositivo.
O que você pensa sobre essa regra mais rígida anunciada pela companhia aérea sul-coreana? Deixe a sua opinião nas redes sociais do TecMundo.