O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco no caixão na residência Casa Santa Marta.
A cerimônia, que já teve início, será a primeira a ocorrer em um formato inédito e mais simples, conforme determinação do próprio pontífice em vida.
Corpo do Papa Francisco em caixão no Vaticano • Reprodução/ReutersFrancisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira. O Vaticano divulgou seu testamento final no final desta tarde.
O texto especificava que Francisco queria ser enterrado “no chão, sem decoração especial”, mas com a inscrição de seu nome papal em latim: Franciscus.
O ritual fúnebre está dividido em três estações principais. A primeira começou na residência da Casa Santa Marta, local escolhido por Francisco quando assumiu o papado, distante do luxo do Palácio Apostólico.
Após a confirmação da morte pelo camerlengo, o corpo foi embalsamado e vestido com paramentos litúrgicos.
Este movimento marcará o início de um período de três dias de velório público, permitindo que os fiéis prestem suas últimas homenagens ao pontífice.
Corpo do Papa Francisco em caixão no Vaticano • Reprodução/ReutersSimplificação dos ritos funeráriosO pontífice optou por ser enterrado em um caixão de zinco, contido dentro de um de madeira, uma decisão que rompe com a tradição papal.
Anteriormente, eram utilizados três caixões: um de cipreste, uma madeira nobre; um de chumbo; e outro de carvalho. Esta técnica tradicional tinha como objetivo retardar a decomposição do corpo.
A redução no número de caixões foi uma das formas escolhidas por Francisco para simplificar os ritos funerários papais.
Corpo do Papa Francisco em caixão no Vaticano • Reprodução/ReutersA transferência do corpo para a Basílica de São Pedro marca o início oficial das cerimônias de despedida.
A Santa Sé declarou nesta terça-feira (22) que o funeral do papa Francisco começará no próximo sábado (26), na Basílica de São Pedro, a partir das 10h, horário local, (5h em Brasília).
Durante os próximos três dias, fiéis de todo o mundo terão a oportunidade de se despedir daquele que é considerado um dos papas mais populares da história moderna da Igreja Católica.
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
1 de 3
Basílica Santa Maria Maggiore onde papa Francisco quer ser enterrado • Reprodução/ Instagram
Trocar imagemTrocar imagem
2 de 3
Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma • Creative Commons
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
3 de 3
Fiéis prestam homenagem ao papa em Santa Maria Maggiore, onde Francisco será sepultado • Reuters
Trocar imagemTrocar imagem
visualização default visualização full visualização grid
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.