Nesta quinta-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social paga a primeira parcela do 13º salário. São 34,2 milhões aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios têm direito ao depósito.
A primeira parcela será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio. A segunda parcela será depositada entre os dias 27 de maio e 7 de junho. O governo federal estima uma injeção de R$ 73,3 bilhões na economia brasileira.
Têm direito ao pagamento do 13º salário os beneficiários que recebem:
AposentadoriaPensão por morteAuxílio por incapacidade temporáriaAuxílio-acidenteAuxílio-reclusãoO benefício é concedido a quem teve o pagamento liberado até 31 de março de 2025.Quem não tem direito ao 13º do INSS?Não recebem o 13º salário:
Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada)Pessoas que recebem Renda Mensal VitalíciaEsses benefícios são regidos por leis que não preveem o pagamento do 13º.
Como consultar o benefício de antecipação do 13º salárioAcesse o site ou aplicativo Meu INSS;Faça login com CPF e senha;No menu, selecione “Extrato de Pagamento”;Clique em “Baixar PDF” para obter o documento.Consulta sem acesso à internetJá para quem não tem acesso à internet, a consulta pode ser feita pela central telefônica 135. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Preço do café salta 77% em um ano na inflação de março, mostra IBGE