A Apple revelou o relatório fiscal da companhia para o segundo trimestre fiscal de 2025, que no calendário da empresa terminou no fim de março de 2025. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (1º) para a imprensa e também aos investidores, em uma chamada com participação do gerente executivo Tim Cook
No geral, os resultados são positivos para a marca, que apresentou alta de receita em quase todos os segmentos. Porém, esse desempenho é só levemente melhor, exceto em uma divisão que apresentou crescimento acima da média dos demais.
A receita trimestral da Apple no período foi de US$ 95,4 bilhões (cerca de R$ 540 em conversão direta de moeda), um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado;A renda obtida pelas vendas de iPhone subiu 2%, muito por causa do iPhone 16E, enquanto a dos iPads disparou 15%;A comercialização de Macs subiu 6,6%, após as atualizações de geração para o chip M4;O segmento do Apple Watch foi o único em queda, com 5% a menos em vedas;Até US$ 29 bilhões (ou R$ 165 bilhões) foram repassados de volta para os investidores;As emissões de carbono foram reduzidas em 60% nos últimos dez anos.Por que os serviços da Apple estão em alta?A divisão que foi o orgulho da Maçã no período foi a de Serviços. A receita dele aumentou em 11,6% — menos do que em tablets, mas é o recorde do setor em receita (US$ 26,64 bilhões, ou quase R$ 150 bilhões) e um crescimento consistente que a marca acredita ser o começo de uma disparada ainda maior.
O setor de Serviços concentra todas as assinaturas mantidas dentro do ecossistema da empresa, como iCloud, Apple TV+, Apple Arcade e o pacote Apple One, que une vários desses oferecimentos em um só lugar. A empresa tem apostado bastante nessa modalidade contínua de receita, com plataformas que costumam ser contratadas pelos usuários dos produtos da marca.
Leia também: Xiaomi dispara e Apple está em queda livre no mercado chinês de celularesApesar da empolgação, a companhia teve um revés nessa mesma divisão. A partir de agora e por causa da longa batalha judicial contra a Epic Games (dona de Fortnite), ela liberou que desenvolvedores insiram formas de pagamento para microtransações e assinaturas para além da App Store — o que elimina a necessidade de pagar a taxa da loja digital, que era uma grande fonte de renda para a empresa.
O impacto das tarifas de Trump na AppleNa conversa com acionistas, o CEO da Apple, Tim Cook, comentou sobre a guerra comercial entre Estados Unidos e China e o “tarifaço” imposto pelo presidente Donald Trump sobre outros países — vários deles envolvidos com etapas de produção da companhia.
Segundo o executivo, o impacto dos atuais impostos será de US$ 900 milhões (pouco mais de R$ 5 bilhões) em relação ao orçamento atual da companhia para o próximo trimestre. Ele, porém, não detalhou outros impactos porque a situação ainda pode mudar.
Em entrevista para a CNBC logo depois, Cook não pareceu pessimista com o valor ou um aumento ainda maior nos impostos. Como exemplo da estratégia da Apple, ele citou que a maior parte do catálogo dos iPhones dos Estados Unidos virá da Índia, enquanto o Vietnã será o principal ponto de fabricante para outros eletrônicos dela vendidos nos EUA.
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