Além do ChatGPT, o Gemini deve ser o próximo assistente de inteligência artificial generativa a chegar nos dispositivos da Apple. Os detalhes vêm diretamente do CEO do Google, Sundar Pichai, que revelou ter tido uma série de negociações com a Maçã e espera um final feliz nos próximos meses.
Essa informação foi revelada em um momento inusitado, enquanto Pichai testemunhava em corte sobre um julgamento relacionado a questões de antitruste nos Estados Unidos. Na ocasião, o mandatário da empresa se disse confiante para que a tecnologia do Google, o Gemini, seja uma opção adicional nos produtos da Apple.
Gemini: vídeo ao vivo e compartilhamento de tela serão liberados gratuitamente para todos no AndroidO CEO ainda conta que andou conversando com outro peso-pesado da indústria nas rodadas de negociação: Tim Cook, CEO da Apple. Isso não chega a ser uma grande surpresa, visto que Apple e Google têm algumas colaborações importantes, como a permissão do YouTube como software standalone para o primeiro iPhone, e o uso do buscador Google no navegador Safari.
Ideia das empresas é ter opções de vários assistentes em seus aparelho (Imagem: Amanz/Unsplash)Anúncio pode acontecer em junhoApesar de todo esse entusiasmo, ainda não há uma real confirmação de que o Gemini será integrado ao ecossistema da Apple. Contudo, Sundar Pichai indica que as negociações devem ser concluídas até a metade deste ano, e pelo fato do CEO já indicar isso publicamente, pode ser que tudo já esteja nos trilhos para acontecer.
Inclusive, a sugestão sobre o fim das negociações ocorrerem em meados do ano pode ser um indicativo de que a Apple anunciará essa novidade no WWDC (Apple WorldWide Developers Conference) que acontece em 9 de junho. O evento geralmente anuncia novidades sobre a parte de software da Maçã, e para este ano é esperado o anúncio oficial do iOS 19, portanto, não há data melhor para revelar uma integração com o Gemini.
Saiba mais: Gemini ganha ferramenta para a geração de vídeos; saiba como utilizá-laVale lembrar que na edição passada do WWDC, a Apple anunciou a integração com o ChatGPT. Deve haver também muitas novidades sobre o Apple Intelligence, o ecossistema de inteligência artificial da empresa, e diversas melhorias em softwares para vindouros produtos da empresa.
Para saber mais sobre o Gemini ou as novidades da Apple, fique ligado no site do TecMundo. Inclusive, o Google paga “enorme quantia em dinheiro” para ter o Gemini em celulares da Samsung.