Diante das críticas por sua intervenção durante a viagem à China, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que não se calará diante do debate sobre a regulamentação das redes sociais. A declaração foi feita nesta segunda-feira (19), durante a abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Brasília.
“Em nenhum momento eu calarei a minha voz para falar sobre isso”, declarou a primeira-dama. “Em nenhum momento, em nenhuma oportunidade. Não há protocolo que me faça calar se eu tiver a oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja, do maior ao menor grau, do mais alto nível a qualquer cidadão comum.”
Entenda: Intervenção no TikTok? Entenda a polêmica envolvendo Lula, Janja e a rede social chinesaJanja ainda reforçou que sua postura se baseia na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “Quero dizer que eu, como mulher, não admito que alguém me diga que devo ficar calada. Eu não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, completou.
A fala de Janja sobre o TikTok teria causado desconforto durante reunião com o presidente da China, Xi Jinping. (Fonte: GettyImages)A Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em que Janja rebateu as críticas, é promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos. A fala da primeira-dama aconteceu ao falar sobre os riscos gerados pelas redes sociais.
A socióloga disse que continuará defendendo um “espaço digital respeitoso”, mesmo que suas falas incomodem quem questiona seu lugar de fala sobre o tema.
O que aconteceu na China?O episódio que motivou as críticas ocorreu durante a última viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Em uma reunião a portas fechadas, que tratava de redes sociais, Janja teria pedido a palavra e feito críticas ao TikTok, mencionando uma suposta inclinação do algoritmo da plataforma a conteúdos de direita, segundo relato de um membro da comitiva compartilhado com o G1.
A intervenção da primeira-dama teria gerado desconforto entre os presentes e desagradado a primeira-dama chinesa. De acordo com o mesmo informante, o presidente Xi Jinping respondeu afirmando que o Brasil tem liberdade total para regular ou até banir a rede social, se desejar. Posteriormente, Lula admitiu em coletiva de imprensa que ficou irritado com o vazamento do conteúdo da reunião.
TikTok em meio a tensões políticasO TikTok, uma das maiores redes sociais do mundo, está no centro de uma disputa geopolítica entre Estados Unidos e China. Uma legislação recente nos EUA exige que a ByteDance, dona do serviço, venda o TikTok a uma empresa americana sob pena de banimento da plataforma no país.
As autoridades norte-americanas alegam que o aplicativo representa uma ameaça à segurança nacional. O banimento chegou a ser decretado por algumas horas, mas foi suspenso na véspera da posse do atual presidente dos EUA, Donald Trump, que assinou um decreto estendendo o prazo de venda.
Leia mais: TikTok anuncia o AI Alive, ferramenta de IA para criar vídeos a partir de imagens estáticasNo Brasil, o TikTok segue operando normalmente, mas é frequentemente citado em debates sobre a regulamentação de plataformas digitais.
Quer saber como as discussões sobre regulação de redes sociais podem impactar o Brasil e o mundo? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro dos próximos capítulos dessa pauta.