A Qualcomm disse nesta segunda-feira (19) que vai produzir chips voltados para uso em data centers que usam tecnologia da Nvidia para se conectarem aos chips de inteligência artificial da companhia.
Os chips da Nvidia são dominantes no mercado de IA, mas sempre emparelhados com CPUs, um mercado tradicionalmente dominado pela Intel e pela AMD.
A Nvidia entrou no mercado de CPUs por conta própria, projetando um chip que usa tecnologia da Arm Holdings para desenvolver sua própria CPU “Grace”.
A Qualcomm disse nesta segunda que voltará ao mercado de CPUs de data centers. Na década de 2010, a Qualcomm começou a desenvolver uma CPU baseada na Arm que testou com a Meta, mas reduziu esses esforços em meio a cortes de custos e desafios legais.
Mas depois de adquirir uma equipe de ex-designers de chips da Apple em 2021, a Qualcomm reviveu discretamente esses esforços, novamente mantendo discussões com a Meta sobre uma CPU para data centers.
A Qualcomm confirmou na semana passada que assinou um memorando de entendimento com a empresa de inteligência artificial da Arábia Saudita Humain para desenvolver uma CPU de data center personalizada.
A Qualcomm disse nesta segunda-feira que seus futuros chips usarão tecnologia da Nvidia para se comunicarem rapidamente com os processadores gráficos (GPUs) da Nvidia, que são a base do portfólio de chips de IA da empresa.
“Com a capacidade de conectar nossos processadores personalizados à arquitetura em escala de rack da Nvidia, estamos avançando em uma visão compartilhada de computação de alto desempenho com eficiência energética para o data center”, disse o presidente-executivo da Qualcomm, o brasileiro Cristiano Amon.
iFood divulga aumento no valor mínimo das entregas a partir de junho
Acompanhe Economia nas Redes Sociais