O sistema de ar polar responsável pela frente fria que acomete principalmente a região Centro-Sul do país deve perdurar até pelo menos a próxima terça-feira (3). A massa de ar frio que fez as temperaturas despencarem nessa semana deve ser sobreposta por outra onda de frio.
Conforme a agência de metereologia Nottus, toda frente fria está associada a uma massa de ar polar, variando apenas em sua intensidade e resultando em frentes frias que causam mais frio do que outras.
Além da intensidade, a posição geográfica que esse ar polar alcançará também apontará sua força e tempo de duração. Neste caso, a frente fria que paira sobre o Brasil se posiciona de forma mais continental, resultando no envio do ar polar sobre o Centro-Sul do país e, também, sobre os estados de Rondônia e Acre.
Mesmo com a atuação dessa massa de ar frio até a manhã do próximo sábado (31), momento em que deve haver um afastamento da frente fria para o mar, também deve acontecer a passagem de uma outra onda de frio, levando a temperaturas mais baixas, que devem durar até a terça-feira da próxima semana.
“Essa segunda frente também terá sua massa de ar polar, não tão intensa, mas que dará um novo pulso de ar frio, sem expectativa de serem registradas temperaturas mais baixas do que no primeiro sistema, sobre os estados do Sul, o sul de Mato Grosso do Sul e o Sudeste do Brasil”, explicou a agência à CNN.