A publicitária e designer de produtos Nayara Cristina Machado, de 29 anos, registrou um boletim de ocorrência após afirmar ter sofrido racismo dentro da padaria e cafeteria Fofo de Belas Padaria & Brunch, em Belo Horizonte.
O caso aconteceu na segunda-feira (26), e o boletim de ocorrência foi registrado no dia seguinte, (27). Segundo Nayara, ela chegou ao local, pediu um lanche e começou a trabalhar no notebook. Em seguida, participou de uma reunião on-line, que, segundo ela, durou pouco mais de uma hora. Em determinado momento, a gerente teria se aproximado questionado quanto tempo mais ela ficaria no local pois aquele não seria um local de trabalho.
Segundo relatou Nayara nas redes sociais, a abordagem aconteceu de forma “passivo-agressiva”. Ela afirmou ainda que outras pessoas brancas também estavam no local pelo mesmo tempo que ela e trabalhando em notebooks. No entanto, ela diz que essas pessoas não foram abordadas e questionadas sobre a permanecia no local. “Isso só reforça o caráter seletivo da ação. Me senti profundamente constrangida, expulsa e segregada.”
“A abordagem foi feita de forma constrangedora, descuidada e infantilizada, sem qualquer política visível ou aviso prévio do estabelecimento sobre tempo de permanência ou uso de notebooks”, acrescentou Nayara.
Após o relato ganhar repercussão nas redes sociais, a padaria Fofo de Belas se manifestou pelas redes sociais e negou que tenha ocorrido discriminação ou racismo. Afirmou ainda que a solicitação de mudança de lugar, seria para acomodar um grupo maior de pessoas.
“Em nenhum sentido houve qualquer interação de excluir, esconder ou desrespeitar a cliente. Naquele horário, a casa começava a contar com um grande volume de visitantes, sendo que a cliente passará algumas horas no local que ela mesmo escolheu, sem qualquer interferência por parte de nossa equipe”, diz a direção da padaria.
A CNN entrou em contato com a Polícia Civil de Minas Gerais e aguarda retorno.
Veja a nota da empresa: Nota divulgada pela padaria após acusação de racismo • Reprodução