Close Menu
Jornal de Ponta
    As Mais Lidas

    Turista Alemão é Preso Levando Artefato Histórico Em Scooter Na Itália | CNN Brasil

    23/05/2025

    Cannes: Erika Schneider Usa Vestido Que Levou 160 Horas Para Ficar Pronto | CNN Brasil

    23/05/2025

    Vencedor Da Palma Canina é Escolhido Em Cannes; Conheça O Cachorro Premiado | CNN Brasil

    23/05/2025
    A mais vistas

    Turista Alemão é Preso Levando Artefato Histórico Em Scooter Na Itália | CNN Brasil

    23/05/2025

    Cannes: Erika Schneider Usa Vestido Que Levou 160 Horas Para Ficar Pronto | CNN Brasil

    23/05/2025

    Vencedor Da Palma Canina é Escolhido Em Cannes; Conheça O Cachorro Premiado | CNN Brasil

    23/05/2025
    o Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 23
    o Facebook X (Twitter) Instagram
    Jornal de PontaJornal de Ponta
    • Home
    • Brasil
    • Mundo
    • Esportes
    • Policia
    • Cidades
    • Politicas Nacionais
    • Economia
    • Saude
    • + Ver Mais
      • Educação
      • Agro
      • Tecnologia
    Jornal de Ponta
    Home»manchete»Ministros “batem Cabeça” Sobre Plano Para Conter Preços Dos Alimentos – PENSAR AGRO
    manchete

    Ministros “batem Cabeça” Sobre Plano Para Conter Preços Dos Alimentos – PENSAR AGRO

    Da RedacaoFonte: Da Redacao23/01/2025Nenhum comentário
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Whatsapp Reddit Tumblr E-mail
    Compartilhe:
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O governo federal enfrenta um impasse interno na busca por soluções para reduzir o preço dos alimentos e, pressionados pelo presidente que cobrou soluções, os ministros estão batendo cabeça. Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo planeja um “conjunto de intervenções” para conter a inflação. No entanto, a declaração causou desconforto tanto internamente, quanto no agronegócio e foi rapidamente corrigida pela Casa Civil, que em nota substituiu o termo “intervenções” por “ações”.

    Enquanto Rui Costa defende reuniões entre os Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda para estudar medidas, o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) negou qualquer possibilidade de interferência artificial, como taxação de exportações ou tabelamento de preços. “Está fora de cogitação qualquer intervenção nessa área. O governo não tem a menor intenção de fazer isso. O presidente Lula deixou claro que não quer interferir na economia dessa forma”, declarou.

    Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tirou o corpo fora e adotou um tom mais cauteloso, afirmando que a questão dos preços vai além da produção agrícola e envolve fatores como o câmbio, o clima e o mercado global. Ele tentou afastar qualquer responsabilidade direta de sua pasta, destacando que, embora a safra de grãos deste ano deva ser recorde, o impacto nos preços é influenciado por variáveis econômicas que estão fora do controle do Ministério.

    Os desencontros entre os ministros ocorrem em meio à pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em reunião ministerial na última segunda-feira (20.01), cobrou respostas rápidas e eficazes para conter a inflação dos alimentos. Insatisfeito com o ritmo das ações, Lula exigiu que os ministérios envolvidos apresentassem propostas imediatas, mas recebeu explicações que não o agradaram.

    Segundo relatos, Paulo Teixeira sugeriu que uma solução mais estruturada seria apresentada até o final do ano, mas o presidente rejeitou a ideia, afirmando que o governo precisa de medidas urgentes. A resposta de Fávaro, por sua vez, enfatizou que a questão é econômica, envolvendo mercado e inflação, e não apenas produção.

    As falas desencontradas do governo geraram apreensão no agronegócio, que teme medidas drásticas como taxação de exportações ou tabelamento de preços. Rui Costa tentou amenizar o impacto ao afirmar que o governo prioriza o diálogo com o setor produtivo e que nenhuma ação será tomada sem ampla discussão.

    Isan Rezende, presidente do IA –   Imagem: Assessoria

    CONFUSÃO – Ainda assim, a confusão no discurso oficial despertou críticas de especialistas e representantes do setor. O presidente do Instituto do Agronegócio (IA), Isan Rezende lembrou que o termo ‘intervenção’ causa preocupação porque pode sinalizar uma interferência indevida no mercado. “Isso compromete a confiança do setor e cria incertezas desnecessárias”, avaliou.

    “A falta de alinhamento entre os ministros demonstra, mais uma vez, a dificuldade do governo em lidar com questões estratégicas como o abastecimento de alimentos. A confusão nas declarações gera insegurança não apenas para o setor produtivo, mas também para o mercado como um todo. É preciso responsabilidade e clareza ao tratar de temas tão sensíveis, que impactam diretamente a economia e a vida dos brasileiros”, recomendou o presidente do IA.

    Segundo Isan, qualquer tipo de intervenção artificial no mercado, seja taxação de exportações ou controle de preços, seria desastrosa para o agronegócio e para a economia do país. “Essas ideias, além de impraticáveis, vão contra os princípios do livre mercado, que é a base do crescimento do setor agrícola no Brasil. O papel do governo deveria ser o de incentivar a produção, não o de impor medidas que comprometem nossa competitividade e confiança internacional”, comentou.

    Rezende ainda lembrou que o agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia nacional e não pode ser tratado com soluções improvisadas ou contraditórias. “Precisamos de políticas que garantam previsibilidade, investimentos e liberdade de mercado para continuar a produzir em alta escala e atender à demanda interna e externa. Confusões como essas só criam incertezas e prejudicam o planejamento dos produtores, que já enfrentam desafios climáticos e econômicos”, completou.

    MEDIDAS – Entre as medidas em discussão, estão incentivos para ampliar a oferta interna de alimentos como carne, frutas, legumes e verduras, e ações para reduzir custos operacionais nos supermercados. Paulo Teixeira destacou que aumentar o crédito e a assistência técnica para pequenos produtores pode ter impacto significativo.

    Entretanto, com a inflação pressionando itens como carne, açúcar e café, as expectativas de curto prazo seguem desafiadoras. A promessa de uma safra recorde em 2025 é uma boa notícia, mas o impacto no preço dos alimentos ainda dependerá de variáveis externas, como o dólar e a demanda internacional.

    Enquanto o governo tenta alinhar o discurso, o agronegócio e a população aguardam sinais mais claros sobre os próximos passos. O desencontro entre os ministérios reflete a complexidade do tema e a dificuldade de encontrar soluções que equilibrem o controle da inflação e a força do mercado agrícola brasileiro.

    manchete POLÊMICA
    Compartilhe: o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegrama E-mail

    Noticias Relacionadas

    Infraestrutura Portuária Emperra Exportações Do Café Brasileiro – PENSAR AGRO

    22/05/2025

    VBP Da Agropecuária Deve Ultrapassar R$ 1,5 Trilhão Em 2025 – PENSAR AGRO

    22/05/2025

    Com Desinfecção Encerrada, Começa Hoje A Contagem Do Vazio Sanitário – PENSAR AGRO

    22/05/2025
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    As Mais Recentes

    Turista Alemão é Preso Levando Artefato Histórico Em Scooter Na Itália | CNN Brasil

    23/05/2025

    Cannes: Erika Schneider Usa Vestido Que Levou 160 Horas Para Ficar Pronto | CNN Brasil

    23/05/2025

    Vencedor Da Palma Canina é Escolhido Em Cannes; Conheça O Cachorro Premiado | CNN Brasil

    23/05/2025

    Polícia Suspeita Que Mulher Dormiu Ao Lado Do Cadáver Do Pai Por 6 Meses | CNN Brasil

    23/05/2025
    Noticias Mais Lidas

    Turista Alemão é Preso Levando Artefato Histórico Em Scooter Na Itália | CNN Brasil

    Fonte: marcellabrasil23/05/2025

    A polícia da Itália relatou ter perseguido um turista alemão após vê-lo transportando um antigo…

    Cannes: Erika Schneider Usa Vestido Que Levou 160 Horas Para Ficar Pronto | CNN Brasil

    23/05/2025

    Vencedor Da Palma Canina é Escolhido Em Cannes; Conheça O Cachorro Premiado | CNN Brasil

    23/05/2025

    Polícia Suspeita Que Mulher Dormiu Ao Lado Do Cadáver Do Pai Por 6 Meses | CNN Brasil

    23/05/2025
    Nossas Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    • WhatsApp
    • Telegram
    • Anuncie em nosso portal
    • WhatsApp : (67)-9977-9926
    • Celular : (67)-9977-9926

    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : seuemail@hotmail.com
    WhatsApp: (00)-12345-6789

    As Mais Vistas

    Polícia Da Bahia Prendeu Mais De 90 Líderes De Facções Em 2024 | CNN Brasil

    21/11/2024

    Vídeo: Aluno é Assaltado Ao Sair Da Academia E Policial De Folga Revida | CNN Brasil

    04/03/2025

    Predador Sexual Preso No RS Pode Ter Feito Mais De 700 Vítimas | CNN Brasil

    02/05/2025

    Mais Populares

    Nintendo Switch: EShop Tem Jogos Com Até 90% De Desconto; Veja!

    17/01/2025

    Perfil Do Falecido Empresário John McAfee é Reativado Para Promover Memecoin No X

    23/01/2025

    Corinthians Perde Coronado, E Cacá Vira Dúvida Para Clássico Contra O Palmeiras | CNN Brasil

    28/10/2024

    jORNAL DE ponta © 2024 Todos direitos reservados Desenvolvido por MZASOFTWARE

    • Home
    • Quem Somos
    • Contato
    Menu
    • Home
    • Quem Somos
    • Contato
    o Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    Portal Top Tem © 2025 Todos direitos reservados

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.