O conclave para eleger o novo papa da Igreja Católica chega ao segundo dia de votações nesta quinta-feira (8), ainda sem um nome definido.
A fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina na tarde de quarta-feira (7) indicou que os cardeais reunidos no Vaticano não chegaram a um consenso durante a primeira votação.
A expectativa agora se volta para as próximas quatro rodadas possíveis de votação, duas pela manhã e duas à tarde. De acordo com o cronograma previsto, as sessões desta quinta começam cedo: a primeira votação estava prevista para terminar por volta das 5h30 (horário de Brasília), e a segunda foi finalizada por volta das 7h.
Se um papa for eleito, será anunciada por fumaça branca; caso contrário, a fumaça preta voltará a aparecer. As previsões de possíveis fumaças nas próximas votações são 11h30 e 14h30, no horário de Brasília.
Segundo Raylson Araujo, especialista em Vaticano, os votos no primeiro dia costumam ser pulverizados entre diversos candidatos, servindo mais como um termômetro interno.
Com os resultados em mãos, os cardeais podem avaliar o apoio a cada nome e ajustar suas escolhas nas votações seguintes. A tendência é que, ao longo dos dias, os votos comecem a se concentrar em poucos favoritos.
Como foi o primeiro diaO conclave teve início por volta das 17h45 no horário local (12h45 em Brasília), na Capela Sistina, dentro do Vaticano. O processo começou com a tradicional cerimônia de juramento de sigilo dos 133 cardeais eleitores, acompanhada do canto em latim “Veni Creator Spiritus”.
Em seguida, foi declarado o “extra omnes” – expressão em latim que significa “todos para fora” –, marcando o início do isolamento total dos cardeais, sem acesso a qualquer meio de comunicação.
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
1 de 9
Fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina no primeiro dia de conclave, sinalizando que não houve consenso entre os cardeais para a escolha do próximo papa • Getty Images
Trocar imagemTrocar imagem
2 de 9
Cerca de 45 mil pessoas aguardaram na Praça de São Pedro a primeira fumaça do Conclave, de acordo com a Vatican Media. • Getty Images
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
3 de 9
Cardeais durante a preparação do primeiro dia de Conclave. • Getty Images
Trocar imagemTrocar imagem
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
4 de 9
Cardeais fazem ritos na Capela Sistina antes do primeiro conclave para a escolha do sucessor do Papa Francisco.
Trocar imagemTrocar imagem
5 de 9
Cardeais fazem ritos na Capela Sistina antes do primeiro conclave para a escolha do sucessor do Papa Francisco. • Getty Images
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
6 de 9
Telão mostra à multidão os cardeais reunidos no primeiro dia de Conclave. • Getty Images
Trocar imagemTrocar imagem
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
7 de 9
Cardeais se reúnem na Capela Sistina antes do isolamento para o conclave. • Getty Images
Trocar imagemTrocar imagem
8 de 9
Cardeais juntos aos fiéis que foram acompanhar o primeiro dia de conclave nesta quarta-feira (7). • Getty Images
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
9 de 9
Multidão aguardou a primeira fumaça na Praça de São Pedro, que revelou não haver consenso para a escolha do próximo papa neste primeiro dia de conclave. • Getty Images
Trocar imagemTrocar imagem
visualização default visualização full visualização grid
Pouco antes da cerimônia, a emissora estatal italiana RAI informou que os sinais de celular já haviam sido cortados às 15h (10h em Brasília), como parte dos protocolos de segurança e confidencialidade do processo.
A primeira e única votação do dia resultou na fumaça preta que subiu pela chaminé da Capela Sistina no fim da tarde, indicando a ausência de um acordo entre os cardeais. Para que um novo pontífice seja eleito, é necessário que um dos candidatos alcance pelo menos dois terços dos votos — ou seja, no mínimo 89 entre os 133 eleitores.
Durante o período do conclave, os cardeais permanecem hospedados na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, e seguem sem contato externo até que o novo papa seja escolhido.
Próximos passosCaso não haja eleição nas quatro votações previstas para esta quinta-feira, o conclave seguirá nos dias seguintes, com até quatro rodadas por dia — duas pela manhã e duas à tarde — até que haja consenso.