O brasileiro Hugo Calderano segue vivo no Mundial de Tênis de Mesa. Nesta quinta-feira (22), ele bateu o nigeriano Quadri Aruna e enfrenta o sul-coreano An Jaehyun pelas quartas de final, nesta sexta-feira (23), às 12h30 (de Brasília) .
Disputado em Doha, no Catar, o Mundial possui diferenças para a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, torneio vencido por Calderano de forma histórica há um mês, em Macau, na China.
Qual é o mais importante?Esta é, provavelmente, a principal diferença entre as duas competições. Em ordem de importância, o Mundial fica à frente da Copa do Mundo de tênis de mesa.
O Mundial da categoria fica atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Em Paris 2024, Calderano terminou na quarta posição e ficou sem medalha.
Formato de cada torneioO Mundial possui dois formatos que se alternam a cada ano. Em anos pares, acontecem as competições por equipes, enquanto nos anos ímpares, o Mundial é disputado no simples e em duplas, masculino, feminino e mistas.
A competição ocorre desde 1926 e, desde 2021, conta com 128 atletas que se enfrentam no formato mata-mata. A edição de 2020 foi cancelada por causa da Covid-19.
Já a Copa do Mundo ocorre anualmente desde 1980 e tem 48 participantes, que são divididos em 16 grupos de mesatenistas. Entre 2021 e 2023 não houve a realização do torneio devido à pandemia.
Conheça Hugo Calderano, campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais